Seja Bem vindo

" Histórias que ouvimos de um amigo que ouviu de outra pessoa, lemos em um livro, apareceu num programa de tv, enfim, não sabemos exatamente onde começou, somente que aconteceu. Essas são as
LENDAS URBANAS. Contos ou fatos; não se sabe, só que crescem cada vez mais e se tornam imortais, ganhando ou perdendo detalhes ao longo do tempo e dos lugares.Toda Lenda trás nas entrelinhas uma alerta ou uma lição de moral, são uma espécie de aviso, e ao ler lembre-se, nós nunca estamos sozinhos"

EEnredo

O conteúdo das estórias por vezes se originaram em histórias reais, ou então são apenas contos inventados por mentes criativas e que se espalharam por seu próprio mérito do potencial de inventividade. Eles tocam em pontos polêmicos ou sensacionalistas, ou ainda que apresentem algum perigo ao qual todos estariams sujeitos, porém não conscientes, tendo a lenda urbana então um carater preventivo onde pode-se identificar a “moral da estória” / “moral da história” conforme o caso. O que impressiona é a hiper-generalização de um fato isolado (no caso das histórias) e a facilidade de se introjetar um conto como algo real no caso nos contos, e ainda capacidade de modificar o comportamento dos indivíduos que as escutam, nos dois casos.

sábado, 19 de maio de 2012

O Homem do Saco

A lenda

Segundo a lenda, as crianças do saco que o velho carrega, eram crianças que estavam sem nenhum adulto por perto, em frente às suas casas ou brincando na rua. O velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa.
Em versões alternativas da lenda, em vez de um velho, o elemento que levava as crianças era um cigano e, em versões remotas, esse velho ou o cigano levava as crianças para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões.
Não há evidências exatas de quando se deu o início das lendas, mas há uma estimativa histórica de que se deu com a chegada dosSintos e dos Rom no Brasil. A migração do povo Cigano para as Américas se deu no fim do Século XIX. Sem Pátria, num mundo onde tudo se transforma em uma velocidade cada vez maior o povo cigano viveu durante muito tempo marginalizado da sociedade e desenvolveu-se uma aversão da população a esse povo, tachando-os de ladrões, sequestradores e vadios.
No início do surgimento da lenda do Velho do Saco, os pais amarravam uma fita vermelha na perna da cama da criança indesejada e o velho do saco passava a noite de casa em casa, se houvesse uma fita vermelha na perna da cama o velho do saco poderia levar embora a criança em questão. Essa história era a versão original da lenda do velho do saco, os pais a usavam para assustar as crianças ou para forçarem as crianças a serem obedientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário